
Manaus (AM) – Um casal foi preso nesta terça-feira (22/04) em Envira, município distante 1.206 quilômetros de Manaus, sob a acusação de maus-tratos contra três crianças – filhas da mulher. A Polícia Civil detalhou que, além das agressões físicas, os suspeitos consumiam drogas na frente dos menores, com idades entre 7 e 15 anos, e os impediam de se alimentar.
A investigação foi iniciada após um ofício do Conselho Tutelar em março, e revelou um cenário de horror. Segundo o delegado Henrique Maciel, da 66ª DIP de Envira, a mãe utilizava a filha adolescente para conseguir entorpecentes. “O Conselho nos informou que a mulher levava a filha adolescente, à noite, para adquirir entorpecentes. Ela usava a menina como meio para conseguir as drogas”, explicou.
Em depoimentos, os três irmãos confirmaram viver em um ambiente insalubre, com intenso consumo de drogas pelos suspeitos, chegando a causar mal-estar nas crianças.
A adolescente relatou que alimentos eram vendidos para comprar drogas, e que eram frequentemente deixados sozinhos, sofrendo agressões e tendo comida jogada no lixo.
Uma das crianças menores confirmou ter sido agredida com um pedaço de madeira. A polícia apurou ainda o desvio de recursos de programa social para a compra de entorpecentes.
A prisão do casal, efetuada com mandados judiciais de prisão preventiva e busca e apreensão, ocorre em um momento em que a recente pesquisa do IBGE expõe um aumento preocupante na experimentação de drogas ilícitas no Brasil de 8% para 12%.
Este caso chocante em Envira sublinha a grave conexão entre o abuso infantil e o uso de substâncias ilícitas, demandando uma atenção urgente das autoridades para a implementação de políticas firmes de combate ao tráfico de drogas e de proteção à infância. O casal foi autuado por maus-tratos, abandono de incapaz e lesão corporal.
Da Redação