Força Aérea Brasileia e PF impedem entrada de 500 quilos de drogas do Peru no Amazonas    

Aeronave foi incendiada pela tribulação, que fugiu usando as matas da região ─ FOTO: Divulgação/Comae      

 

 

Manaus (AM) ─ A Força Aérea Brasileira (FAB), em mais uma operação interagências de sucesso com a Polícia Federal (PF), interceptou, neste domingo (02/02), a cerca de 80 quilômetros de Manaus, uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vinda do Peru.

 

A ação ocorreu sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae) e resultou na apreensão de aproximadamente 500 quilôs de drogas (maconha e haxixe).

 

A aeronave, modelo EMB-810 Seneca, matrícula PT-RFU, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra) ao ingressar no espaço aéreo nacional.

 

Imediatamente, a FAB acionou seus meios aéreos para interceptação. Para a ação, foram empregadas aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk, além do uso de plataformas orbitais (satélites) para obtenção de informações de inteligência.

 

A interceptação ocorreu por volta das 10h (horário de Brasília), seguindo os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). De forma progressiva, foram realizados os procedimentos previstos para averiguação e mudança de rota. Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra, a cerca de 80 quilômetros de Manaus, colidindo com algumas árvores.

 

Logo após a aterrissagem, os pilotos incendiaram a aeronave e fugiram do local. A Polícia Federal avalia que aproximadamente 500 quilos de drogas foram incinerados junto com os destroços do avião.

 

Essa ação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira. A operação ocorre em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP), conforme estabelece o Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.

 

 

Com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorTCE-AM faz parte do sistema nacional de fiscalização do CadÚnico e combate a fraude