Vencedor do Prêmio Nobel da Paz participa da Pré-COP30 organizado pelo Crea-AM  

  Cientista Rattan Lal foi o vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007 ─ FOTO: Divulgação  

 

Manaus (AM) ─ A capital do Amazonas se prepara para receber a Pré-COP30 – Fórum de Engenharia, Agronomia e Geociências, que acontecerá nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus.

 

O evento é organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), e terá como foco principal as mudanças climáticas, saneamento básico, resíduos sólidos e cidades inteligentes.

 

O objetivo de elaborar um documento que será apresentado na COP30, no Pará.

 

Entre os destaques do fórum está a participação do renomado cientista Rattan Lal, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 2007, como membro do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês). Naquele ano, a organização e o ex-presidente dos Estados Unidos, Al Gore levaram o prêmio.

 

O cientista é reconhecido como uma das maiores autoridades mundiais em ciência do solo. Lal, que também é diretor do Rattan Lal Center for Carbon Management and Sequestration, na Universidade de Ohio, onde é professor emérito, compartilhará suas contribuições científicas no painel “O Agronegócio e a Mitigação dos Gases do Efeito Estufa”, no dia 1º de fevereiro.

 

O painel terá ainda a participação do Engenheiro Agrônomo Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, da Universidade Federal do Paraná; do Engenheiro Agrônomo Kerolém Cardoso, e do Engenheiro de Pesca, Daniel Borges, que é secretário de Produção Rural do Amazonas, e será o moderador.

 

Superação e inovação ─ A trajetória de Rattan Lal é marcada por resiliência e inovação. Nascido no que hoje é o Paquistão, ele e sua família enfrentaram o desafio de se reerguer como refugiados na Índia. Criado em uma pequena fazenda, Lal entendeu desde cedo a importância da saúde do solo como base para a sobrevivência em condições climáticas adversas.

 

Após conquistar seu bacharelado e mestrado na Índia, Lal foi incentivado a buscar seu doutorado nos Estados Unidos, na The Ohio State University, onde iniciou uma carreira que transformaria a ciência do solo. Com mais de 50 anos de pesquisa, Lal é autor de centenas de artigos científicos e reconhecido globalmente por demonstrar como o solo pode desempenhar um papel essencial na mitigação das mudanças climáticas.

 

Ele foi pioneiro em pesquisas que mostram que práticas agrícolas regenerativas podem sequestrar carbono no solo, contribuindo para a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera. Suas descobertas têm inspirado soluções sustentáveis que conectam agricultura e meio ambiente.

 

Um encontro de ideias em Manaus ─ O fórum em Manaus será uma oportunidade única para profissionais da área e o público em geral debaterem as soluções necessárias para enfrentar os desafios climáticos. Além dos painéis, o evento contará com minicursos e uma mesa de convergência, reunindo prefeitos e secretários municipais para tratar de resíduos sólidos.

 

Inscrições abertas ─ As inscrições para o Pré-COP30 estão disponíveis no site www.sympla.com.br  O evento é aberto ao público e promete ser uma prévia essencial para a COP30, consolidando o Brasil como um dos protagonistas nas discussões globais sobre clima e sustentabilidade.

 

Mais informações: Leanderson Lima (assessor de comunicação) 99631-5091

 

SERVIÇO:

Evento: Pré-COP30 – Fórum de Engenharia, Agronomia e Geociências

Data: 31 de janeiro e 1º de fevereiro

Local: Centro de Convenções Vasco Vasques, Manaus

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/pre-cop-30-forum-amazonico-de-engenharia-agronomia-e-geociencias/2777958?referrer=crea-am.org.br&referrer=crea-am.org.br

Credenciamento para imprensa: Até 30 de janeiro, às 22h, pelo e-mail [email protected]

Programação do evento: https://crea-am.org.br/ps/dwl/2025-01/tmp_1737577773.pdf

 

Com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorA prestação de contas: um compromisso sagrado com o contribuinte
Próximo artigoAposentados e pensionistas da Câmara de Manaus voltam a receber nesta quarta, 29