Manaus (AM) ─ O governador-candidato à reeleição Wilson Lima (UB) passou a utilizar notícias falsas sobre reajuste de energia elétrica na sua propaganda eleitoral gratuita para tentar confundir os eleitores nesta reta final de segundo turno.
As fake news passaram a ser divulgadas este ano pela rede de rádio e TV Tiradentes, condenada 11 vezes pela Justiça amazonense por propagar notícias falsas contra o senador Eduardo Braga (MDB), candidato ao governo do Amazonas.
As primeiras investidas da emissora aconteceram em janeiro, quando o apresentador do programa Manhã de Notícias, Ronaldo Tiradentes, assumiu uma campanha frenética para tentar colar o nome de Braga aos constantes reajuste na tarifa de energia no estado.
O parlamentar ingressou na Justiça com ações e conseguiu barrar a campanha difamatória do radialista. Não contente com as decisões judiciais, Tiradentes passou a exibir as fake news em painéis de leds da empresa de sua família e em trios-elétricos.
Novamente, a Justiça determinou a retirada das notícias falsas, condenando a rede de emissoras, o apresentador e seu auxiliar, jornalista Neuton Correa, ao pagamento de multas por danos morais. Agora, o governador tenta requentar a notícia, considerada fake news pelo Judiciário do Amazonas e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Da Redação