URGENTE | Governador Wilson Lima será denunciado ao MPF por crime eleitoral

Dermilson reuniu provas comprovando que o governador Wilson Lima está utilizando o Portal do Governo e o site Agência Amazonas para se beneficiar

 

O deputado Dermilson Chagas (Republicanos) vai encaminhar aos órgãos de controle estaduais (Ministério Público – MPE-AM e Tribunal de Contas – TCE-AM) e aos órgãos federais (Ministério Público Federal – MPF e a Corte Eleitoral) documentos e imagens que comprovam que o governador Wilson Lima (União Brasil) está utilizando o Portal do Governo e o site Agência Amazonas para se beneficiar no pleito eleitoral que se avizinha.

 

Lima é pré-candidato à reeleição, mesmo com a grande rejeição de seu governo, a maior dos últimos anos. O deputado denunciou, na última terça-feira (24/05), que o governador está desrespeitando a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A lei regulamenta constitucionalmente que qualquer cidadão pode ter acesso às informações públicas nos três poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

 

A lei diz, também, que é dever do Estado garantir o acesso à informação por procedimentos objetivos e ágeis, respeitando o interesse público, com transparência, clareza e em linguagem de fácil compreensão para qualquer cidadão.

 

O deputado Dermilson Chagas denunciou que Wilson Lima retirou do Portal do Governo – o veículo oficial do Estado -, diversas informações sobre segurança pública, educação, saúde e serviços de infraestrutura já divulgadas pelo órgão de janeiro de 2019 a maio deste ano.

 

─ As informações foram suprimidas porque Wilson Lima fez promessas que não se cumpriram e as matérias o comprometem negativamente no próximo pleito. Além disso, Wilson Lima retirou o Portal do Governo do ar sem dar justificativa oficial -, explicou o parlamentar.

 

Agência não é site oficial ─ Os materiais também foram retirados do site da Agência Amazonas, criado pela atual gestão e cuja única função é espelhar o mesmo conteúdo do portal oficial do Governo do Amazonas, mas focado na figura do governador Wilson Lima. Além disso, a Agência Amazonas não é o site oficial do Governo e qualquer outra futura gestão pode optar pela sua desativação, como já aconteceu com experiências semelhantes ocorridas na gestão de José Melo, quando um outro site, também com as mesmas pretensões de ser “agência”, ficou menos de um ano no ar.

 

Nos dois veículos, não mais constam as matérias sobre a duplicação da AM-010 e da geração de emprego com as obras da rodovia. Nenhuma das duas promessas se concretizou, o que tornou o governador Wilson Lima alvo de críticas de vários segmentos da população. Somente reportagens com dados positivos estão sendo publicadas no site Agência Amazonas. Já o Portal do Amazonas, continua fora do ar sem nenhuma justificativa pública e oficial.

Artigo anteriorPSDB decide apoiar candidatura de Simone Tebet, mas impõe condições ao MDB
Próximo artigoPolícia prende um dos suspeitos no roubo de empresa de telecomunicações