Passagem de ônibus em Manaus vai ficar mais cara em fevereiro, anuncia prefeito

  Veículos novos serão incorporados aos 420 veículos novos entregue na primeira administração de David Almeida ─ FOTO: Divulgação

 

 

Manaus (AM) ─ A tarifa do transporte coletivo de Manaus, atualmente em R$ 4,50, deve ser reajustada em fevereiro, assim como aconteceu em capitais como Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). O maior reajuste percentual, até o momento, é da capital catarinense, com uma alta de 15% nos preços. Recife registra o menor aumento, de 4,29%.

 

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (03/01) pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) durante entrega de 20 novos ônibus, equipados com ar-condicionado, câmeras de segurança e tecnologia de baixa emissão de poluentes. Durante o primeiro mandato, o chefe do Executivo entregou 420 veículos novos.

 

O prefeito destacou que assumiu a prefeitura com apenas 8% da frota com ar-condicionado. Hoje, a frota ultrapassa 40%. “Manaus é uma das cidades mais quentes do Brasil, e era inadmissível a população sofrer com ônibus precários. Agora, entregamos veículos modernos, sustentáveis e que atendem à população com eficiência”, disse.

 

O vice-prefeito e presidente interino do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Renato Junior, reforçou o compromisso com a continuidade das melhorias no sistema.

 

O diretor-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), César Tadeu Teixeira, enfatizou o impacto positivo da gestão atual no transporte coletivo.

 

─ Hoje, Manaus é a única cidade do Brasil que realiza mais de 99% das viagens programadas. Temos um dos melhores sistemas de bilhetagem eletrônica do mundo, com pagamento via Pix, cartão de crédito e um aplicativo que informa horários em tempo real. Esses avanços não seriam possíveis sem o empenho da gestão municipal -, destacou.

 

Teixeira também pontuou que a entrega dos novos ônibus complementa uma frota robusta e eficiente. “Enquanto outras capitais enfrentam dificuldades para renovar seus veículos, Manaus entrega 420 novos ônibus, uma das maiores renovações proporcionais do país, mesmo sem grandes indenizações ou recursos extras”.

 

Os novos ônibus, que irão operar nas zonas Norte e Oeste, são do modelo Euro 6, reduzindo em até 60 vezes as emissões de poluentes em comparação com veículos mais antigos.

 

 

Com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorCREA-AM prepara a Pré-COP 30 em Manaus com foco no futuro sustentável da Amazônia
Próximo artigoVenda de ingressos para Vasco x Madureira em Manaus começa na próxima terça-feira, 7