Ministério de Minas e Energia recomenda nova licitação de concessão da Amazonas Energia

A análise aponta para a necessidade de uma nova licitação dos serviços de distribuição de energia elétrica no estado ─ FOTO: Internet

 

 

Brasília (DF) ─ O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou uma avaliação sobre a concessão do serviço de energia da Amazonas Energia. A análise aponta para a necessidade de uma nova licitação dos serviços de distribuição de energia elétrica no estado do Amazonas.

 

De acordo com o documento, o MME destaca a importância de selecionar um novo operador que apresente competência técnica e condições financeiras sólidas para garantir a eficácia na prestação do serviço em uma região tão complexa quanto o estado amazonense.

 

O Grupo de Trabalho Concessões de Distribuição dos estados do Amazonas e do Rio de Janeiro (GT/CDAR) desenvolveu três alternativas para resolver a questão em pauta. Estas propostas incluem a caducidade e licitação da concessão, a transferência de controle societário da distribuidora e a transferência do controle sem a necessidade de caducidade do contrato da concessionária.

 

No relatório apresentado, é feito um levantamento histórico da concessão, juntamente com uma avaliação da qualidade do serviço prestado até o momento. Essa análise revelou a perda de sustentabilidade econômico-financeira da distribuidora, fato que levou à emissão de um Termo de Intimação em setembro de 2022 e à recomendação de caducidade da concessão pela Aneel em novembro do ano passado.

 

Com informações da assessoria do MME

Artigo anterior“Não adoeçam”, aconselha deputado depois de constatar precariedade no sistema de saúde do Amazonas  
Próximo artigoAmom lança pré-candidatura e promete libertar prefeitura do grupo de David Almeida