Em Nova Olinda, prefeito Adenilson Reis adota medidas para prevenir violência nas escolas  

Adenilson Reis se reuniu com professores, pedagogos e gestores de escolas ─ FOTO: Divulgação

 

Manaus (AM) ─ Em reunião de trabalho com profissionais da rede municipal de educação e o vice-prefeito Noe Barros, o prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB) anunciou, nesta sexta-feira (14/04), as principais medidas de segurança de prevenção a atos de violência em unidades de ensino naquele município, distante 173 quilômetros de Manaus, na calha do rio Madeira.

 

No encontro ficou acertado a utilização de detectores de metal nas escolas, rádios comunicadores e instalações de câmeras de vigilância internas e externas, e de concertinas sobre os muros das unidades escolares. “São medidas importantes para garantir a segurança de alunos e professores, as quais serão adotadas em comum acordo com pais de alunos”, afirmou o prefeito

 

Além de investimentos em segurança, Adenilson Reis disse que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Nova Olinda vai reativar o projeto Vivenciando Valores – implantado com sucesso em 2019 – e realizar cursos de capacitação para professores, pedagogos e gestores voltados a percepção de comportamento de estudantes.

 

Guardas municipais e vigias de escolas, de acordo com o prefeito, também vão receber treinamento com temas voltados ao comportamento de alunos. Outra novidade será a implantação de projeto ampliado do esporte no contraturno, que já vem sendo construído desde março deste ano, e programas com maior participação da família na escola.

 

─ Não há uma fórmula pronta para resolver essa problemática. As soluções são construídas por todos nós. Com ampla discursão buscando dar resolutividade a partir da vivência de cada profissional. Mas, que com essas medidas o município dá uma resposta efetiva dentro daquilo que fora discutido e o que é possível fazer no momento -, destacou Adenilson Reis.

 

Veja as medidas anunciadas:

 

A) ESTRUTURA/AQUISIÇÕES

1) Aquisição de detectores de metal para as escolas em comum acordo com os pais;

2) Instalação de concertinas sobre os muros;

3) instalação de câmeras;

4) Aquisição de rádios amadores;

 

B) CAPACITAÇÃO/PROJETOS

1) Ampliação do Projeto Vivenciando Valores já realizado desde 2019;

2) Capacitação de GM’s e Vigias das escolas;

3) Capacitação de professores, pedagogos e gestões, sobre PERCEPÇÃO de comportamento, realizado por equipe de psicólogos e demais profissionais;

4) Implantação de projeto ampliado do esporte no contraturno, já sendo construído desde março;

5) Implantação de projetos que tenha maior participação da família na escola.

 

Da Redação

Artigo anteriorDOMINGO | FAS promove edição especial de feira com temática indígena
Próximo artigoAluno naufraga com canoa no rio Canumã a caminha escola estadual, em Borba