Manaus (AM) ─ A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) promove, neste domingo (16/04), uma edição especial da sua tradicional Feira da FAS, com a temática “Abril Indígena”. O evento acontece das 8h às 19h com entrada gratuita na sede da instituição, localizada na rua Álvaro Braga nº 351, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus.
No local, serão vendidos produtos como plantas, óleos essenciais, artigos de beleza, artesanato, colecionáveis e produtos de medicina indígena. Também acontecerão apresentações culturais e desfile de moda com roupas de estilistas indígenas. A feira possui um Espaço Gastronômico e Espaço Kids, além de ser Pet Friendly, onde o visitante pode levar seu animal de estimação.
A edição é uma homenagem ao mês alusivo dos Povos Indígenas e dos 70 empreendedores que participarão do evento, 30% são indígenas de diversos povos.
A programação cultural começa às 12h, com show da dupla Siã e Shane. Às 15h, a agenda segue com o Grupo Kuiá, formado por crianças e adolescentes indígenas dos povos Sateré-Mawé e Tikuna, da Aldeia Inhãa-bé, localizada no Igarapé do Tiú, afluente do rio Tarumã-Açu.
Outro grande destaque será o desfile de moda indígena, às 16h, que apresentará peças dos estilistas Yrá Tikuna, Ateliê Derequine e Maurício Duarte, do povo Kaixana, estilista indígena e amazonense que tem se destacado em eventos importantes como o São Paulo Fashion Week. Fechando o cronograma de atrações especiais, às 17h acontece a apresentação do prestigiado grupo tikuna Wotchimaücü.
Sobre a FAS ─ A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda.
A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia.
Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.
Com informações da assessoria de imprensa