Manaus (AM) ─ O desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes assumiu, nesta quinta-feira (09/01), a presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) ao lado do vice-presidente da instituição, desembargador Airton Luís Corrêa Gentil. O desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos é o corregedor-geral de Justiça.
A solenidade aconteceu no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, e contou com a presença de diversas autoridades locais e nacionais, incluindo o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mauro Campbell, prefeitos de municípios e outros políticos amazonenses.
Nascido em Manaus, Jomar Fernandes construiu uma carreira sólida no Judiciário. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) em 1983, ingressou na magistratura três anos depois, em 1986, e acumulou experiências em comarcas do interior do estado, como Humaitá e Itacoatiara, além de uma longa atuação na capital.
No TJAM, Jomar ocupou posições estratégicas, como juiz corregedor-auxiliar, juiz-auxiliar da Presidência e da Vice-Presidência, além de presidir turmas recursais dos Juizados Especiais.
Sua trajetória também se destacou no âmbito eleitoral, atuando como juiz eleitoral e coordenador de propaganda no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Promovido a desembargador em 2016, pelo critério de antiguidade, assumiu a presidência da 2.ª Câmara Criminal do TJAM.
Mais recentemente, esteve à frente da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) durante o biênio 2023/2024, onde foi reconhecido nacionalmente por iniciativas voltadas à regularização fundiária, como a Semana Solo Seguro, que impulsionou políticas públicas de titularização de terras no estado.
Compromisso com a Justiça Durante a gestão na Corregedoria, Jomar também presidiu o Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil e foi eleito conselheiro do Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias-Gerais.
Na ocasião, liderou esforços para aprimorar governança fundiária e sustentabilidade, reforçando o compromisso com o acesso à Justiça e à cidadania. Como presidente do TJAM, Jomar Fernandes terá a missão de liderar a Justiça amazonense em um período desafiador, buscando a modernização do Judiciário e a ampliação do acesso aos serviços judiciais em um estado de proporções continentais.
Expectativas para o biênio ─ Em seu discurso de posse, Jomar destacou a importância da união entre os poderes e da valorização da magistratura. Ele também reafirmou o compromisso de sua gestão com a eficiência administrativa, a modernização tecnológica e a promoção de uma Justiça mais célere e acessível à população do Amazonas.
Com uma trajetória marcada por dedicação e inovação, Jomar Fernandes inicia seu mandato com grandes expectativas, consolidando-se como uma liderança preparada para enfrentar os desafios e fortalecer o papel do TJAM como pilar fundamental do Estado Democrático de Direito no Amazonas.
Com informações da assessoria de imprensa