Manaus (AM) ─ A engenharia, a agronomia e as geociências desempenham papel crucial na construção de um futuro sustentável. É com esse propósito que Manaus sediará, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2025, o Pré-COP 30 ─ Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências, um evento preparatório para a COP-30, que acontecerá em Belém.
Organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), o evento reúne especialistas, gestores públicos e acadêmicos para discutir o desenvolvimento sustentável com foco na Amazônia.
A presidente do CREA-AM, Alzira Miranda, destaca a relevância da iniciativa. “Recebemos um evento de âmbito nacional, planejado pelo GT Pré-COP do Confea, e incorporamos ações locais, como minicursos voltados para secretários de estado e municipais”, disse.
Ela afirmou que o objetivo do CREA-AM é mostrar como um planejamento técnico, liderado por profissionais habilitados, pode promover sustentabilidade e eficiência nos municípios.
Conexão com a COP-30 ─ Além dos painéis temáticos, o evento contará com quatro minicursos e 16 painéis que abordarão questões como infraestrutura sustentável, mudanças climáticas e saneamento básico. A abertura contará com transmissão ao vivo pela Band News, ampliando o alcance das discussões.
Segundo Miranda, o fórum busca elaborar uma carta com propostas da região Norte, a ser enviada para a COP-30. “Os problemas enfrentados pelos estados da Amazônia brasileira são muito semelhantes. Este evento nos permitirá consolidar essas questões em um documento estratégico, reforçando a importância da sustentabilidade prevista pela ONU”.
Contribuição Científica ─ A Pré-COP 30 também incentiva a produção de conhecimento, com submissão de artigos científicos até 15 de janeiro. Os melhores trabalhos integrarão a primeira revista científica do CREA-AM, prevista para 2025.
SERVIÇO:
DATA: 31/01/2025 e 01/02/2025
LOCAL: Centro de Convenções Vasco Vasques, Manaus
HORÁRIO: 31/01: 08h às 21h | 01/02: 09h às 19h
Com informações da assessoria de imprensa