Manaus (AM) ─ Um casal que estava no rebocador de uma balsa filmou com o aparelho celular o momento do desabamento de terra no porto do Zé Maria na comunidade Terra Preta, no município de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus (distante 87 quilômetros da capital) e ficou em desespero, nesta segunda-feira (07/10).
A embarcação estava ancorada ao lado do porto público de pequeno porte (IP4) administrado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), que também ficou destruído com o impacto da grande erosão de terra no rio Solimões. Técnicos do departamento de engenheira do órgão estão no local fazendo os levantamentos dos prejuízos.
Com o grande desabamento da encosta do porto do Zé Maria, a balsa e o rebocador foram levados pela grande correnteza que se formou com o deslocamento de terras no rio. A mulher e o homem se desesperam e pedem à Deus proteção. “Meu Deus do céu. Ajuda nós meu Deus”, pediu o homem enquanto filmava o desmoronamento.
Em um outro vídeo, um homem registra a destruição da plataforma do IP4 e a rampa de acesso ao porto de cargas do DNIT. Nas imagens dá para ver o desespero de famílias que residem em flutuantes naquela área, e embarcações de pequenos porte sendo levados para correnteza.
Veja os vídeos:
Da Redação