O governador Wilson Lima (União Brasil) e o prefeito David Almeida (Avante) participaram da inauguração do Instituto de Desenvolvimento Ambiental Social Econômico dos Municípios do Amazonas (IDASEMAM), que terá a missão de oferecer ao governo do Estado alternativas sociais, econômicas e gerar desenvolvimento sustentável ao interior. Uma “entidade” com cara de comitê.
O evento também contou com deputados da base governista na Assembleia Legislativa, e prefeitos aliados. Segundo o prefeito de Novo Airão, Frederico Junior, aclamado vice-presidente da instituição, a missão do IDESEMAM é “aglutinar força e união em prol do desenvolvimento e devida atenção que merecem os municípios do estado do Amazonas”.
O instituto, na verdade, é mais uma “manobra” encontrada por aliados do governo do Amazonas para tentar “turbinar” a desgastada imagem do governador Wilson Lima, que concorre à reeleição neste ano. O mesmo papel do IDESEMAM é realizado há décadas pela Associação Amazonense dos Municípios (AAM), a qual os governistas querem engessar no interior.
Figurando como terceiro colocado nas pesquisas, abaixo do senador Eduardo Braga (MDB/AM) e sem emplacar seu nome para o segundo turno, Wilson Lima e usam a máquina, quebrando os cofres do Estado em busca de garantir se manter no poder nas próximas eleições.
Objetivo eleitoral ─ Uma imagem não mente e o forte indício de que a nova instituição municipalista tem o claro objetivo eleitoral aparece em uma foto postada por um de seus aliados em redes sociais.
Entre sorrisos de comemoração, é possível ver um adesivo, que ocupa toda a parede de uma sala, no qual exibidas imagens do evento de filiação do governador Wilson Lima ao União Brasil, partido pelo qual deverá tentar a quase impossível reeleição. A imagem exibe, inclusive, o número 44 da legenda, o que é proibido nesse período de pré-campanha.