Boas práticas de fiscalização do TCE-AM são referência para tribunais de contas de outros estados  

A presidente Yara Amazônia Lins reforçou a relevância da colaboração entre os tribunais de contas ─ FOTO: Divulgação    

 

Manaus (AM) ─ As boas práticas de fiscalização e inovação tecnológica implementadas pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) ao longo de 2024 foram consideradas referência e inspiraram o aprimoramento de outras instituições públicas do país, entre elas o Tribunal de Contas de Tocantins (TCE-TO), que enviou técnicos para conhecer a estrutura da corte de contas amazonense.

 

Recebido pela equipe técnica do TCE-AM, André Rocha – que é técnico de controle externo do TCE de Tocantins – conheceu setores estratégicos como o Centro de Monitoramento de Jurisdicionados, vinculado à Secretaria de Inteligência, e a Secretaria-Geral de Controle Externo.

 

Ele observou de perto o funcionamento do Programa Blitz, uma iniciativa que promove celeridade e efetividade nas fiscalizações ao simplificar formalidades processuais. O programa despertou interesse pelo potencial de ser replicado em outros tribunais e no próprio TCE-TO.

 

─ Pude conhecer de perto o funcionamento do Programa Blitz e perceber como suas ações são ágeis e precisas. A integração entre tecnologia e fiscalização demonstra uma abordagem eficiente e aplicável, que certamente poderá agregar valor às nossas iniciativas no Tocantins -, destacou o servidor do TCE-TO.

 

Em ofício ao TCE-AM, o vice-presidente do TCE-TO, conselheiro Alberto Sevilha, elogiou e agradeceu  a disposição das equipes técnicas da corte de contas amazonense em compartilhar conhecimento, técnicas, projetos e tecnologias.

 

─ Nossa mais sincera gratidão por todos os esclarecimentos prestados, pelo conhecimento compartilhado e pela disposição de Vossas Excelências em compartilhar conosco do TCE-TO, nos auxiliando na futura implantação de iniciativas semelhantes que contribuam para o aprimoramento dos serviços que oferecemos à sociedade -, destacou o vice-presidente.

 

A visita técnica incluiu ainda apresentações das secretarias de Controle Externo, Inteligência e Tecnologia da Informação do TCE-AM, além da estrutura tecnológica do tribunal, como o datacenter e o setor de inteligência artificial. Esses recursos são apontados como essenciais para o monitoramento de dados e tomadas de decisão estratégicas, reforçando o protagonismo do TCE-AM no uso de tecnologia para o controle externo.

 

A presidente do TCE-AM, conselheira Yara Amazônia Lins, reforçou a relevância da colaboração entre os tribunais de contas. “Compartilhar experiências fortalece nossa missão comum de assegurar uma gestão pública mais eficiente e responsável. Ficamos honrados em contribuir para o aprimoramento das ações de fiscalização em outras cortes de contas”, disse.

 

Para Stanley Scherrer, Secretário-Geral de Controle Externo do TCE-AM, a visita reforça o papel de liderança técnica do tribunal na região Norte. “Receber representantes de outros tribunais demonstra o reconhecimento das nossas práticas de controle e fiscalização. Seguiremos aprimorando nossos processos e mantendo as portas abertas para futuras colaborações”, concluiu.

 

Blitz TCE ─ O programa Blitz TCE é desenvolvido em colaboração com as secretarias de Inteligência (Segin) e de Controle Externo (Secex) do TCE-AM, e visa possibilitar a adoção de medidas eficientes para evitar danos ao patrimônio e interesses públicos.

 

Denúncias podem ser feitas por WhatsApp, por meio do número +5592991995518 ou pelo e-mail [email protected]

 

Leia mais  TCE-AM alerta gestores sobre mudanças no sistema de prestação de contas

Laia mais  TCE-AM promove evento “Mulheres em Foco” e reforça importância do autocuidado

Leia mais  Conselheiro do TCE-AM volta alertar sobre risco de poluição do rio Tarumã por lixeira municipal

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Artigo anteriorMPAM investiga contratações irregulares da OSS Agir no Instituto da Mulher Dona Lindu  
Próximo artigoCantor de arrocha é preso por estuprar a enteada de 13 anos