Bebê indígena é resgatada de área isolada do rio Negro pelo Samu e o Exército  

Mãe e a menina receberam atendimentos médicos no PS da zona Sul ─ FOTO: Divulgação 

 

Manaus (AM) ─ Uma bebê indígena da etnia Baré, de aproximadamente 1 ano, moradora da comunidade Terra Preta, zona rural de Manaus, foi resgatada na noite desta segunda-feira (30/10), por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) com o auxílio do 4º Batalhão de Aviação do Exército com quadro grave de febre e dispneia.

 

A localidade onde a menina mora com os pais e mais três irmãos é uma das comunidades rurais às margens do rio Negro que enfrenta a estiagem severa, o que torna ainda mais complexo a logística e o desafio médico enfrentado devido ao isolamento por conta da seca.

 

Durante o resgate, a equipe do Samu verificou que a situação da bebê era crítica por conta da baixa saturação de oxigênio no sangue, o que originou o pedido de ajuda aos militares do Exército. A aeronave do 4º BaVEX, com capacidade para voo noturno (OVN), foi acionada e resgatou a bebê e a mãe.

 

A operação de resgate noturno envolveu riscos significativos, incluindo as dificuldades impostas pela falta de iluminação e a instabilidade climática da região. No entanto, a coordenação entre as equipes do Samu e do 4º BaVEX permitiu que a aeronave chegasse com sucesso à comunidade e realizasse o resgate.

 

A bebê e a mãe foram rapidamente transferidas para o Pronto Socorro Infantil da zona Sul, onde receberam atendimento médico especializado.

 

Com informações da assessoria de imprensa

 

Artigo anteriorJustiça determina que TCE/AM coloque em votação afastamento de Ari Moutinho
Próximo artigoJustiça condenada mulher a 28 anos de prisão pelo assassinato do marido