Ao lado de Lula, Eduardo Braga celebra Linhão de Tucuruí em Parintins

Senador destacou realizações históricas promovidas por ele e pelo presidente no município  ─ FOTO: Leonardo Farias/Divulgação

 

Parintins (AM) ─ Durante inauguração da nova subestação Parintins Dois, que integrou o município (distante 369 quilômetros de Manaus) ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pelo Linhão de Tucuruí, o senador Eduardo Braga (MDB/AM) celebrou, nesta sexta-feira (04/08), a exitosa parceria com o presidente Lula que resultou em avanços nas áreas de infraestrutura, educação e saúde na Ilha Tupinambarana.

 

Diante de mais de 10 mil pessoas concentradas na Praça Digital, às margens do rio Amazonas, o parlamentar lembrou que, em 2003, no seu primeiro ano como governador do Amazonas, a população parintinense pediu ao presidente Lula (no seu primeiro mandato) um novo sistema de distribuição de energia.

 

Com o prefeito Enéas Gonçalves e com o vice-prefeito Bi Garcia, sonhamos com Parintins livre dos grupos geradores, do racionamento e da dependência da geração de energia elétrica. E hoje, quis Deus que estivéssemos aqui para entregar esse sonho para o povo de Parintins. O Linhão de Tucuruí está pronto -, afirmou o senador.

 

Eduardo recordou, ainda, que o presidente Lula também atendeu outros pedidos da população, como a instalação da Universidade Federal (Ufam) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) no município. “E tudo isso foi feito. Hoje muitos desses jovens que aqui estão, levantando o ‘L’ de Lula, é porque tiveram direito à universidade graças ao senhor”, afirmou ele, que citou um marco na saúde do município. “Há vinte anos, junto comigo, um jovem governador atrevido, o senhor inaugurou o Hospital Jofre Cohen”.

 

O parlamentar, que é ex-ministro de Minas e Energia e, hoje, relator da reforma tributária no Senado, destacou Lula como o único presidente da República a participar do festival folclórico e a dançar ao som dos bumbás Garantido e Caprichoso.

 

Presidente Lula, Parintins o ama. Mas o senhor também está na história de Parintins porque o senhor foi o único político a falar durante um festival folclórico de Parintins. E, num sinal de respeito e de paixão do povo de Parintins, as galeras das agremiações pararam para ouvi-lo -, disse Braga.

 

Luz para Todos ─ O senador Eduardo Braga salientou a importância do relançamento do programa Luz para Todos, que vai levar energia elétrica a mais de 150 mil amazonenses. “Em 2003, as comunidades Mocambo, Camburi, Vila Amazônia, Zé-Açu e Tracajá não tinham luz 24 horas. Foi preciso o senhor ser presidente da República e criar o Luz para Todos. E agora, 20 anos depois, o senhor vem como novo ministro de Minas e Energia (Alexandre Silveira) para dizer: Amazonas, amazonenses, amazônidas, nós vamos continuar e a nova fronteira da tecnologia para os isolados e vamos chegar com a luz para todos que ainda não têm energia 24 horas”, afirmou.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorGovernador é vaiado em evento com presidente Lula e população volta gritar “fora Wilson Lima!”  
Próximo artigoJustiça condena Amazonas Energia a pagar R$ 500 mil por danos morais