Aneel reafirma extinção do contrato da Amazonas Energia e nega revisão tarifária

Amazonas Energia também pediu revisão da tarifa, o que foi negado pela agência ─ FOTO: Internet  

 

Manaus (AM) ─ A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reafirmou a recomendação de caducidade da concessão da empresa Amazonas Energia, ao rejeitar um recurso apresentado pela distribuidora na reunião semanal da última terça-feira (23/01). A concessionária também recorreu, sem sucesso, da decisão da Aneel pelo indeferimento do pedido de Revisão Tarifária Extraordinária.

 

A manifestação favorável à revogação do contrato da concessionária foi aprovada pela agência em novembro do ano passado, e a documentação do processo seguiu para análise e decisão do Ministério de Minas e Energia.

 

A Aneel negou na ocasião um pedido da Oliveira Energia de transferência do controle societário da distribuidora para a Green Energy Soluções em Energia. A empresa não conseguiu comprovar capacidade técnica e econômico-financeira para administrar a concessão.

 

A antiga distribuidora da Eletrobras foi privatizada em novembro de 2018. Cinco anos depois, apresenta geração de caixa negativa, alto nível de endividamento e problemas de inadimplência setorial, segundo a Aneel.

 

O controlador poderia apresentar um plano de recuperação econômica ou uma proposta de venda do controle para evitar a caducidade. Escolheu a segunda opção, mas o processo foi marcado por sucessivos pedidos de adiamento de prazo para apresentação do plano de transferência, que se mostrou inviável, na avaliação da agência.

 

Veja aqui a pauta da reunião ordinária da Aneel.

 

Da Redação

 

 

 

 

 

 

Artigo anteriorPesquisador descobre megavazamento de 26 bilhões de registros de dados pessoais
Próximo artigoOperação da PF prende integrante de facção da região Norte em Santa Catarina