Manaus (AM) ─ Um aluno de 17 anos da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, na comunidade Foz do Canumã, no município de Borba (distante 269 quilômetros de Manaus), foi resgatado com vida, nesta terça-feira (18/04), por moradores da localidade depois de naufragar com a sua canoa no rio Canumã quando estava à caminho da unidade de ensino.
O resgate foi feito por moradores da comunidade, que avistaram de longe o jovem desaparecer com a embarcação no rio durante um temporal. O aluno conseguiu sobreviver flutuando no casco da canoa até a chegada de um barco maior. A imagem de vídeo do momento do socorro mostra o estudante exausto. Ele usava a farda da escola, perdeu todo material escolar e foi levado para uma unidade de saúde na comunidade, e em seguida liberado.
Na comunidade, pais de estudantes denunciam a falta de transporte escolar para alunos de unidades escolares daquela reunião do rio Canumã. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) não comentou o caso. Essa não é a primeira vez que jovens se arriscam em canoas para conseguir ter acesso à sala de aula todos os dias no interior do Amazonas.
Da Redação