URGENTE | Carro a gás explode em semáforo na avenida São Jorge, em Manaus  

O veiculo ficou totalmente destruído pelo fogo, e causou susto em motoristas que trafegavam pelo local ─ FOTO: Thassio Pierre/CM7 Brasil

 

Manaus (AM) – Um incidente chocante marcou as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (12/06) no bairro São Jorge, zona Oeste de Manaus: um carro pegou fogo e explodiu enquanto o motorista esperava no semáforo. O veículo, um modelo adaptado para gás natural veicular (GNV), sofreu uma pane elétrica, conforme informações preliminares.

Anderson Valente, 22 anos, o motorista, estava dentro do carro no momento do ocorrido. Ele relatou que o veículo travou e começou a pegar fogo ao tentar arrancar após o sinal vermelho. “Só deu tempo de eu sair do carro antes que ele explodisse”, contou Anderson. Apesar de ser um modelo a gás, o sistema de GNV do carro estava desativado no momento do incidente, e o veículo operava com álcool. Ninguém se feriu, mas o carro foi completamente destruído pelas chamas.

As autoridades competentes investigarão as causas exatas da pane elétrica. No entanto, o caso em Manaus, mesmo com o sistema de GNV desativado, reforça a importância da manutenção preventiva em veículos, principalmente aqueles que possuem ou já possuíram sistemas alternativos de combustível.

Casos Similares no Brasil e no Amazonas

Explosões e incêndios em veículos com sistema GNV, embora não sejam a regra, acontecem no Brasil. Há registros de incidentes que acendem um alerta para a necessidade de rigorosa manutenção e instalação adequada.

No Brasil ─ Diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo, noticiaram casos de explosões em veículos com GNV. Muitas vezes, esses incidentes associam-se a irregularidades na instalação ou na manutenção do kit gás, bem como a problemas na válvula do cilindro ou vazamentos.

Em 2021, um caso no Rio de Janeiro, onde um carro explodiu em um posto de GNV, chamou a atenção para os riscos e para a importância da certificação regular. As autoridades sempre reforçam que o GNV é um combustível seguro quando todas as normas técnicas são seguidas.

No Amazonas ─ Embora o número de casos divulgados publicamente seja menor se comparado a grandes centros urbanos com maior frota de GNV, incidentes envolvendo veículos com gás já ocorreram no estado.

A fragilidade da fiscalização em alguns pontos e a busca por economia por parte dos motoristas podem levar a instalações não homologadas ou manutenções precárias, aumentando o risco. Em Manaus, especificamente, com o aumento da frota de veículos, a atenção à manutenção deve ser redobrada.

A ocorrência em Manaus, mesmo que a pane elétrica seja a causa inicial, serve como um lembrete vívido dos perigos que podem surgir quando a manutenção automotiva é negligenciada, independentemente do tipo de combustível utilizado. A sequência de eventos que levou ao incêndio e explosão do veículo será determinada pela perícia técnica.

 

Da Redação

Artigo anteriorCaso de raiva em morcego frugívoro é confirmado, e Semsa emite alerta  
Próximo artigoURGENTE: Avião com mais de 200 pessoas cai após decolagem na Índia