Manaus (AM) ─ O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) decretou, nesta segunda-feira (07/10), situação de emergência na Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4). A estrutura foi destruída por um grande desmoronamento de terras da encosta do rio Solimões, na comunidade Terra Preta, no município de Manacapuru (distante 87 quilômetros de Manaus).
O desbarrancamento aconteceu no porto do Zé Maria, que ficava ao lado da estação portuária de cargas administrada pelo órgão.
O superintendente do DNIT, Orlando Fanaia foi ao local com a equipe de engenharia do departamento, e disse que prédio (onde funciona a parte administrativa) não foi atingido, mas o acidente causou a destruição da estrutura naval do IP4 e do estacionamento.
Fanaia informou que comunicou o caso ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e à Marinha do Brasil, que vai auxiliar no desmonte da estrutura nos próximos dias.
─ Decretamos emergência e vamos desmontar toda a estrutura naval para que possamos avaliar os prejuízos e evitar novos incidentes no local -, disse o superintendente do órgão.
Nesta terça-feira (08/10), técnicos do Ministério de Postos e Aeroportos chegam a Manacapuru para realizar levantamentos técnicos e avaliar a situação do local.
O gerente regional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antac), João Maria Ferreira Filho, disse que técnicos da Secretaria Nacional de Transporte Aquaviários (SNTAQ) também estarão no município.
O acidente deixou uma criança de sete anos desaparecida e sete pessoas feridas, que foram atendidas no Hospital Geral de Manacapuru. A Defesa Civil do Estado Corpo de Bombeiros realizam buscas no local para encontrar a criança, que morava em um flutuante na frente do porto do Zé Maria com os pais.
Da Redação