Manaus (AM) ─ O candidato da coligação Ordem e Progresso, deputado Capitão Alberto Neto (PL) surpreendeu todos os institutos de pesquisa e vai disputar o segundo turno da eleição para a prefeitura de Manaus, no próximo dia 27 de outubro, com o prefeito David Almeida (Avante).
O bolsonarista obteve 24,93% dos votos válidos contra 32,20% de Almeida. Amom Mandel (Cidadania) obteve 19,10% e o deputado Roberto Cidade do partido do governador Wilson Lima (União Brasil) ficou em quarto lugar com 16,97%.
Pesquisas recentes apontaram Cidade como o segundo mais votado no pleito, o que não aconteceu e teve um desempenho muito ruim por conta da rejeição do chefe do Executivo estadual, que chega a quase 70%.
O crescimento de Alberto Neto aconteceu por conta dos votos da classe alta e média alta, que residem em condomínios de luxo, onde pesquisadores não conseguem entrar para ouvir a opinião de eleitores.
Alberto Neto e David Almeida obtiveram mais de 56% dos votos válidos, enquanto o terceiro e o quarto colocado 32%. A partir de agora, os dois candidatos terão que negociar com outros partidos para viabilizar o segundo turno.
O bolsonarista deverá contar com o apoio do governador.
Da Redação