Amazonas implanta Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, a Ficco

Representantes das policiais federais, estadual e municipal assinaram o acordo ─ FOTO: Divulgação 

 

 

Manaus (AM) ─ Autoridades da Segurança Pública assinaram nesta quinta-feira (30/11), na sede da Polícia Federal no Amazonas, no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, Acordo de Cooperação Técnica para a criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) no Estado.

 

De acordo com o coordenador estadual delegado federal Sávio Pinzon, a iniciativa faz parte do plano de enfrentamento à criminalidade violenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O objetivo intensificar o enfrentamento e a desarticulação das organizações e associações criminosas no país.

 

Pinzon explicou que, a exemplo de outros Estados, o Amazonas também criou a sua força policial, que terá prazo de vigência inicial de cinco anos. “Será um trabalho de integração entre as forças de segurança federais e estaduais. O objetivo é que todas as forças cooperem, unam esforços e troquem informações, para que alcancemos maior efetividade às investigações criminais, principalmente às de combate a crimes organizados e que envolvam facções criminosas”, explicou o delegado federal.

 

Além da Polícia Federal, integram a Ficco no Amazonas instituições que compõem a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), como Polícia Civil e Polícia Militar; órgãos vinculados à pasta, como a Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), além da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

 

A Prefeitura de Manaus, representada pelo titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, também participa.

 

Para o secretário da Semseg, Sérgio Fontes, que é delegado da Polícia Federal aposentado, o convite para integrar a Ficco representa um avanço para a Guarda Municipal de Manaus (GMM), departamento vinculado à pasta, uma vez que a corporação ganhará expertise, trocando informações com as Polícias Federal, Civil e Militar.

 

O superintendente regional da Polícia Federal no Amazonas, delegado Umberto Ramos, afirmou que a Ficco representa um modelo muito interessante de integração que já existe e que se fortalece, a partir de hoje, com a formação dessa aliança entre todos os órgãos de segurança do Estado.

 

Com informações do blogdoiellevy.com.br

Artigo anteriorArena da Amazônia se transfora no maior Buteco do Mundo com Gusttavo Lima, Simone Mandes e Bruno & Marrone  
Próximo artigoGrêmio vence e decreta rebaixamento do Goiás no Brasileirão