Campanha dos 21 Dias de Ativismo da ONU é lançada nesta sexta-feira em Manaus

 Campanha é realizada pelas agências da ONU ─ FOTO: Divulgação 

 

Manaus (AM) ─ Nesta sexta-feira (24/11) acontece a cerimônia de abertura da campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas em Manaus. A campanha é promovida pelos escritórios de Manaus do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), pela Aldeias Infantis SOS, Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas (Sejusc), e Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus (Semasc).

 

A abertura da campanha tem início às 14h, na Quadra Poliesportiva da Colônia Antônio Aleixo. Além da cerimônia, será apresentado o espetáculo teatral “Eu Conto”, atividade coordenada pelo UNFPA, e com uma agenda de apresentações gratuitas na cidade até o dia 06/12.

 

A campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas acontece mundialmente desde 1991 e teve início 23 mulheres ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres. Neste ano, a campanha da ONU no Brasil tem como tema “Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Meninas”. O principal objetivo da campanha é mobilizar parcerias para investir em prevenção para erradicar a violência contra mulheres e meninas.

 

Sobre a peça “Eu conto” ─ O espetáculo retrata, em formato de monólogo, histórias de mulheres amazônidas, e a partir da criação de vínculos diretos e sensíveis com o público fomenta reflexões sobre práticas e comportamentos que geram violência contra mulheres e meninas, e sobre como enfrentá-los.

 

Em cena, a atriz Isabela Catão traz fragmentos das histórias de seis personagens que se manifestam no sonho de uma mulher. Por meio das visitas geradas pelo seu inconsciente, ela se questiona sobre a sua realidade e a relação com as suas vivências.

 

A ficha técnica composta por mulheres traz Priscila Conserva na dramaturgia, Karol Medeiros na direção, Viviane Palandi como provocadora cênica, Isabela Catão no elenco, Kelly Vanessa na produção, Laury Gitana e Karol Medeiros na cenografia, Cigride Aguiar, Isabela Catão e Karol Medeiros no figurino, Lu Maya na iluminação.

 

Apresentações gratuitas ─ O espetáculo “Eu Conto” será apresentado em oito ocasiões, em diferentes espaços públicos do município. Além da cerimônia de abertura, a peça vai circular em Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), no Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, em espaços comunitários, como a Maloca dos Povos Indígenas no Parque das Tribos, e no Teatro Gebes Medeiros. O acesso é gratuito e não exige reserva ou retirada de ingressos.

 

Programação:

24/11 – 14h ─ Abertura da Campanha, no Quadra Poliesportiva da Colônia Antônio Aleixo, rua Getúlio Vargas s/nº.

 

25/11 – 14h ─ Maloca dos Povos Indígenas, no Parque das Tribos, rua Purus s/nº – Tarumã-Açu, zona Oeste.

 

28/11 – 9h ─ CRAS Cidade Nova, avenida C17 – bairro Cidade Nova, zona Norte.

 

29/11 – 9h ─ Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes, rua Barreirinha nº 14, Quadra 45, bairro São José Operário, zona Leste.

 

30/11 – 14h ─ Centro Artes Irmã Yolanda Setúbal (com o apoio do CRAS Compensa II), rua Manaus nº 409, bairro Compensa, zona Oeste.

 

01/12 – 14h ─ Aldeias Infantis, rua Professora Cacilda Pedroso nº 600, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste

 

07/12 – 14h ─ CRAS Betânia, rua São Lázaro nº 26, bairro Betânia, zona Sul.

 

06/12 – 19h ─ Encerramento no Teatro Gebes Medeiros, avenida Eduardo Ribeiro, bairro Centro.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorGoverno pede empréstimo de mais R$ 980 milhões e dívida do Amazonas já ultrapassam R$ 5,8 bilhões
Próximo artigo“Voltei, e agora é para ficar”, disse David Almeida reforçando reaproximação com senador Eduardo Braga