Manaus (AM) ─ O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, realizado neste domingo (05/11), não registrou qualquer ocorrência que prejudicasse o andamento do certame no Amazonas. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), a aplicação das provas foi monitorada em tempo real, após a ativação do Sistema Integrado de Coordenação, Comunicação, Comando e Controle (SIC4), às 8hs.
O monitoramento contou com a participação de órgãos federais, estaduais e municipais. Não houve registro de prisões. O primeiro dia da Operação Enem 2023 registrou a falta de energia elétrica em pelo menos sete locais de aplicação das provas. Com a queda de energia, o fornecimento de água também afetou uma das escolas.
A coordenadora estadual do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Jane Bete Martins Nunes da Silva explicou que a maior ocorrência foi a falta de energia, por conta de um grande temporal nas cidades, principalmente Manaus, Manacapuru e Iranduba. “Em Manaus, a maioria dos locais foi restabelecida ainda dentro do período de aplicação. Em Iranduba e Manacapuru persistiu a falta de energia, mas mesmo assim os inscritos preferiram continuar a prova com a luz natural”, disse.
Ainda segundo a coordenadora, quem se sentir prejudicado com o problema da falta de energia poderá recorrer. “Há recurso para aqueles que se sentirem prejudicados, para que seja feita uma reaplicação para eles”, informou Jane Bete.
Uso de boné, toque de celular e anotações (colas) também estão entre as ocorrências registradas. Nestes casos, os candidatos foram eliminados do Enem 2023. De acordo com o Ministério da Educação, o índice de abstenção no Amazonas, neste domingo (05/11), foi de 44%.
De acordo com o major William Gomes, que integra a Seagi (Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado), com o êxito da Operação Enem 2023, neste domingo, o modelo deve ser continuado no segundo dia de provas, marcado para 12 de novembro.
No Amazonas, o Enem 2023 iniciou às 12:30hs e terminou às 18hs. Realizado em 57 municípios do Estado (incluindo a capital Manaus), o certame, neste ano, recebeu 93.692 inscrições e foi aplicado em 200 locais.
Com informações da assessoria de imprensa