Brasília (DF) ─ Durante sabatina de Erick Moura de Medeiros, indicado para assumir o cargo de Diretor de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o senador Eduardo Braga (MDB-AM) destacou o desafio que o novo titular do cargo terá após a extinção das administrações hidroviárias ocorridas no governo passado e lembrou o risco da falta dessa estrutura para a solução de problemas emergenciais, como o ocorrido no porto de Parintins (AM).
─ No nosso estado, teve recentemente a interdição do porto de Parintins. Um relatório da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) recomendou que ele fosse fechado para o tráfego de caminhões às vésperas do festival folclórico. Se não houvesse uma interferência da diretoria Aquaviária junto ao DNIT no Amazonas, para que pudéssemos desinterditar o porto e tomássemos as providências, a situação ficaria gravíssima -, destacou.
Erick Medeiros admitiu a necessidade de realização de concurso para as áreas aquaviárias do DNIT. “Vou pleitear essa possibilidade para a retomada do setor”, prometeu. Em relação a Parintins, ele elogiou a iniciativa do senador Eduardo Braga, que garantiu uma solução ainda que de caráter temporário, mas resolutiva.
Questionado também pelo senador sobre o tratamento que dispensará para o IP4, instalações portuárias de pequeno porte, muito comuns na região amazônica, o indicado para a diretoria do DNIT admitiu que o órgão teve uma curva de aprendizado de quase 20 anos. “Já existem dados de erros estruturais que precisam ser corrigidos e estão sendo mapeados”, concluiu.
Com informações da assessoria de imprensa