Manaus (AM) ─ O prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB) fez um apelo dramático ao governador Wilson Lima (UB) sobre a falta de recursos do governo para o funcionamento do Hospital Estadual Drº Galo Manuel Ibanez, que corre o risco de fechar as portas nas próximas semanas.
Em uma live publicada em suas redes sociais, Reis explicou pela primeira vez e detalhadamente aos moradores da cidade a situação que se encontra a saúde oferecida pelo governo do estado no município, distante 132 quilômetros de Manaus.
Ele alertou que a prefeitura de Nova Olinda do Norte não tem mais como “bancar” o funcionamento do hospital, que é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O prefeito lembrou que, desde dezembro de 2021, o governo deixou de repassar ao município recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) para o pagamento de servidores e aquisição de insumos para o Hospital Drº Galo Ibanez.
Adenilson Reis disse que até junho de 2022 a unidade de saúde vinha sendo mantida por meio de emendas parlamentares, e a partir dessa data, passou a funcionar 100% com recursos da prefeitura de Nova Olinda. “Chegamos ao nosso limite. Faço aqui um apelo dramático ao governador (Wilson Lima) para que ele se sensibilize com a situação do hospital estadual”, afirmou o prefeito.
Ele informou, também, que os médicos-cirurgiões estão com salários atrasados dos meses de março e abril, e já informaram à prefeitura o desejo de parar os atendimentos nas próximas horas. “Eles não querem mais trabalhar a partir do dia primeiro. Eu não vou tirar a razão deles. E estamos criando um plano de remoção de pacientes em cirurgia para evitar o pior”, destacou Reis.
Na publicação, Adenilson também fez apelo aos deputados estaduais (aliados do governo) e a bancada federal em Brasília para que a sua reclamação chegue ao governo do estado. “A nossa situação é dramática e precisamos, neste momento, do apoio de todos”, afirmou o prefeito.
Da Redação