Prefeito de Nova Olinda alerta para fechamento do hospital estadual por falta de recursos  

 Em livre, Adenilson Reis pede que governo do estado se responsabilize pelo funcionamento do Hospital Drº Galo Ibanez

 

Manaus (AM) ─ O prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB) fez um apelo dramático ao governador Wilson Lima (UB) sobre a falta de recursos do governo para o funcionamento do Hospital Estadual Drº Galo Manuel Ibanez, que corre o risco de fechar as portas nas próximas semanas.

 

Em uma live publicada em suas redes sociais, Reis explicou pela primeira vez e detalhadamente aos moradores da cidade a situação que se encontra a saúde oferecida pelo governo do estado no município, distante 132 quilômetros de Manaus.

 

Ele alertou que a prefeitura de Nova Olinda do Norte não tem mais como “bancar” o funcionamento do hospital, que é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

 

O prefeito lembrou que, desde dezembro de 2021, o governo deixou de repassar ao município recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI) para o pagamento de servidores e aquisição de insumos para o Hospital Drº Galo Ibanez.

 

Adenilson Reis disse que até junho de 2022 a unidade de saúde vinha sendo mantida por meio de emendas parlamentares, e a partir dessa data, passou a funcionar 100% com recursos da prefeitura de Nova Olinda. “Chegamos ao nosso limite. Faço aqui um apelo dramático ao governador (Wilson Lima) para que ele se sensibilize com a situação do hospital estadual”, afirmou o prefeito.

 

Ele informou, também, que os médicos-cirurgiões estão com salários atrasados dos meses de março e abril, e já informaram à prefeitura o desejo de parar os atendimentos nas próximas horas. “Eles não querem mais trabalhar a partir do dia primeiro. Eu não vou tirar a razão deles. E estamos criando um plano de remoção de pacientes em cirurgia para evitar o pior”, destacou Reis.

 

Na publicação, Adenilson também fez apelo aos deputados estaduais (aliados do governo) e a bancada federal em Brasília para que a sua reclamação chegue ao governo do estado. “A nossa situação é dramática e precisamos, neste momento, do apoio de todos”, afirmou o prefeito.

 

Da Redação

Artigo anteriorSenador Omar defende medidas para baixar taxa de juros no Brasil
Próximo artigoCAE aprova PL de Eduardo Braga sobre aposentadorias especiais