Brasília (DF) ─ Em reunião com a ministra Nísia Trindade, da Saúde, nesta quinta-feira (30/03), o senador Eduardo Braga (MDB/AM) fez um relato da situação da rede pública de atendimento na capital e no interior do Amazonas.
─ O senador nos trouxe suas preocupações, principalmente, em relação à alta e média complexidade, às unidades básicas de saúde (UBSs) fluviais e à necessidade premente de uma atenção especial às questões de saúde do estado -, afirmou a titular da pasta.
Confira a íntegra do vídeo: https://www.instagram.com/p/CqbKAUJJ4Af/
Segundo ela, o futuro da área no Amazonas e em toda a Amazônia também fez parte do debate com o parlamentar. “Desde doenças em populações negligenciadas até questões da atenção hospitalar e primária. Quero reiterar o nosso compromisso de juntos buscarmos as melhores soluções”, disse.
Sobre a liberação de emendas apresentadas pelo senador ao Orçamento da União, a ministra afirmou que a disposição da pasta é rapidamente resolvê-las, assim como oferecer um atendimento especial à região amazônica. Para isso, foi criado um grupo no âmbito da área de vigilância do ministério.
Conhecimento ─ Além de destacar o conhecimento da titular da pasta sobre a saúde no estado , o senador a elogiou por antecipar a vacinação contra a gripe no Norte do país.
─ Nossa ministra conhece a nossa realidade. Pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), já esteve inúmeras vezes na capital e no interior do Amazonas -, disse Eduardo. Cientista e pesquisadora reconhecida internacionalmente, Nísia Trindade começou em 1987 na instituição fluminense até alcançar a presidência em 2017.
─ Já há uma ação real acontecendo, pois a sazonalidade da gripe e da influenza está sendo respeitada. A antecipação da vacinação acontecendo já no Amazonas e na Amazônia. Quero agradecê-la e parabenizá-la por assumir esse desafio -, completou o parlamentar amazonense.
Com informações da assessoria de imprensa