Manaus (AM) ─ Dezenas de moradores das ruas 20 de Janeiro e Vale do Sol, na primeira etapa do bairro Lírio do Vale, zona Centro-Oeste de Manaus, realizaram nesta terça-feira (14/03), um protesto pacífico contra a instalação de novos medidores do Sistema de Medição Centralizada (SMC) da empresa Amazonas Energia.
Há mais de um ano que os equipamentos encontram resistência da população de todos as localidades da capital, por não apresentar segurança em sua eficiência. Além de ser motivo de muitos protestos nas ruas, SMC também é questionado na Justiça amazonense e, também, objeto de projeto de lei contrário na Câmara Municipal de Manaus.
De acordo com o líder comunitário do bairro Lírio do Vale, Demétrio Santos, os moradores se reuniram contra a instalação dos equipamentos e questionam a eficácia do novo sistema. “Em muitos casos a conta de energia está vindo mais cara. Outro fator é o caso do SMC criar uma poluição visual”, afirmou ele, que comandou a mobilização.
Segundo informações da concessionária, mesmo com ações judiciais suspendendo a instalação dos medidores, quase 2 mil equipamentos já foram implementados em Manaus. A meta, de acordo com a empresa, é instalar o SMC em todos os bairros da capital até o fim deste ano.
Da Redação