Prefeito David Almeida manda “arrochar” e retirar transporte por aplicativo de motocicleta de circulação

Operação em todos os bairros de Manaus para recolher motociclistas

 

Manaus (AM) ─ Por determinação do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) iniciou, nesta quinta-feira (02/02), operações em todos os bairros da cidade para aprender e multar motoristas de aplicativos de transporte em motocicletas.

 

A modalidade é uma tendência de transporte mais rápido e barato em todo o país e chegou na capital amazonense há mais de um ano, disponível nos aplicativos Uber e 99. O uso do transporte tem explodido não só na capital, mas em muitas cidades da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

 

É, também, uma forma de geração de renda para famílias que estão em situação de desemprego. A modalidade é amparada pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012), que não faz distinção do tipo de veículo utilizado: se é carro ou motocicleta.

 

O transporte de passageiro em motocicletas também é previsto pela Lei Municipal nº 2.722 de 29 de dezembro de 2020. “Mototáxi é o serviço de transporte individual de passageiro em veículo automotor de duas rodas, devidamente caracterizado e com o uso obrigatório de aplicativo ou motocímetro”, diz o texto do artigo 3º.

 

Nesta quinta-feira (02/02), agentes do IMMU realizam duas grandes operações nas avenidas Floriano Peixoto, no Centro, e na avenida Cosme Ferreira, no bairro Coroado, zona Leste. E muitas outras estão sendo elaboradas para acontecer no fim de semana.

 

─ A ordem (do prefeito de Manaus) é “arrochar” e retirar todos os motoristas de aplicativos de motocicletas. Não existe lei que garanta a circulação dessa modalidade em Manaus. Portanto, estão todos irregulares -, alertou uma fonte do IMMU a um motorista de Uber Moto

 

O portal Amazonas365 encaminhou pedido de resposta à assessoria da prefeitura, mas até o fechamento dessa edição não obtivemos resposta.

 

Assista o vídeo da operação do IMMU:

https://www.youtube.com/watch?v=IhU7KM4Az88

 

Da Redação

Artigo anteriorDo Val recua, culpa Silveira e diz que Bolsonaro não o coagiu para golpe  
Próximo artigoParintinenses feridos em acidente de trabalho no galpão da Tom Maior