São Paulo (SP) ─ A pesquisa mais recente da Canalys mostra que as remessas globais de smartphones caíram 18%, para 296,9 milhões de unidades no quarto trimestre de 2022. À medida que a demanda diminuiu, os fornecedores enviaram menos de 1,2 bilhão de unidades no ano de 2022, levando a uma queda de 12% nas remessas anuais.
Os cinco principais fornecedores em 2022 permaneceram os mesmos de 2021. A Samsung defendeu sua posição de primeiro lugar, reivindicando uma participação de mercado de 22% com 257,9 milhões de remessas.
A Apple ficou em segundo lugar com remessas de 232,2 milhões e uma participação de mercado de 19%, apesar de terminar 2022 com seu primeiro declínio de dois dígitos no quarto trimestre, devido às restrições do COVID-19 nas instalações de fabricação chinesas e à demanda mais fraca.
A Xiaomi ficou em terceiro lugar com 152,7 milhões de remessas e uma participação de mercado de 13%. Com 10% e 9% de participação de mercado, respectivamente, OPPO e vivo ficaram em quarto e quinto lugar.
“Os principais mercados enfrentaram quedas acentuadas de remessas no final de 2022, atingindo fortemente a Samsung e a Apple”, disse Sanyam Chaurasia, analista da Canalys. “Apesar de mostrar alguma estabilização no terceiro trimestre, a Ásia-Pacífico e a Europa sofreram seus piores desempenhos no quarto trimestre da história em 2022. As ações se acumularam nos principais mercados, como Índia e China, levando a um trimestre final decepcionante. Enquanto isso, as dificuldades econômicas prejudicaram os gastos do consumidor na América do Norte e na América Latina. Os fornecedores devem planejar cuidadosamente o lançamento de novos produtos, pois varejistas e empresas de telecomunicações relutam em aumentar os níveis de estoque”.
“Ao entrar em 2023, a Apple e a Samsung estão em melhor posição para navegar pelas incertezas contínuas graças ao seu domínio de ponta”, disse Le Xuan Chiew, analista de pesquisa da Canalys. “A popularidade dos modelos do iPhone Pro ajudará a Apple a ampliar sua participação na receita, apesar da demanda geral estar sob pressão. Enquanto isso, os inesperados desafios de abastecimento com os modelos Pro levaram à aceleração da diversificação da produção da Apple, o que ajudará a empresa a mitigar o risco de abastecimento e as tensões geopolíticas em curso. A Samsung também está mantendo seu foco na lucratividade, fortalecendo seu portfólio de alto padrão e criando um segmento de nicho premium por meio de sua série Fold. Por outro lado, os fornecedores chineses ainda estão vulneráveis aos ventos contrários do mercado internacional e a um mercado doméstico competitivo. Além da baixa demanda, o estoque de canal, a pressão de margem e a eficiência operacional também desafiam suas estratégias de expansão”.
“2023 será um ano difícil. Tendências macroeconômicas recentes indicam um risco crescente de recessão global”, disse Amber Liu, analista da Canalys. “O caminho para a recuperação do mercado de smartphones está cheio de incertezas. Fornecedores e canais observarão a dinâmica do mercado de perto e adotarão uma abordagem cautelosa. Os fornecedores menores devem se concentrar em garantir a lucratividade, encontrando oportunidades de nicho com portfólios simplificados e gerenciamento de canal eficiente. Por outro lado, as marcas populares investigarão maneiras de impulsionar a demanda por meio de seus ecossistemas de IoT estabelecidos, ofertas diferenciadas de alto nível e canais eficazes e estratégias promocionais”.
Com informações do site convergência digital