GRAVE | Pilotos anunciam paralização às vésperas das festas de fim de ano    

A expectativa é de grande fluxo de passageiros nos aeroportos do país

 

São Paulo (SP) ─ Pilotos e comissários vão entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (19/12), faltando poucos dias para o Natal e a virada do ano. O consumidor que se prepara para viajar nas férias vê com preocupação o impacto da paralisação nas operações das companhias aéreas, com risco de cancelamentos de voos, numa época de alta demanda pelo serviço.

 

A greve foi comunicada nesta quinta-feira (15/12), após a categoria tomar a decisão de forma unânime em assembleia. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) afirma que “as negociações recentes buscam assegurar a continuidade da prestação dos serviços essenciais de transporte aéreo para a população e o direito dos clientes de viajar, especialmente, neste período de alta temporada”.

 

A greve, segundo o sindicato, vai impactar as operações dos maiores aeroportos do país e em estados com grande movimentação de passageiros. Na lista estão os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo; Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Viracopos, em Campinas (SP); além dos terminais de Brasília, Porto Alegre, Confins e Fortaleza.

 

A paralisação vai durar 2 h, começando às 6h e terminando às 8h e, de acordo com os grevistas, tem a perspectiva de ser realizada por tempo indeterminado. Em 2021, a categoria também tomou a iniciativa de fazer uma paralisação, mas o Tribunal Superior do Trabalho interveio e houve consenso entre os trabalhadores e as companhias aéreas.

 

As gestões da maioria dos aeroportos que serão afetados pela paralisação disseram à reportagem que os viajantes precisarão entrar em contato com as companhias aéreas para confirmarem o status do voo.

 

Já o Procon-SP disse que, mesmo não sendo causadoras dos transtornos, as companhias aéreas e as agências de viagem têm o dever de prestar toda assistência para minimizar os transtornos ocorridos aos passageiros.

 

 

Com informações do site InfoMoney

Artigo anteriorURGENTE | Eduardo Braga é reconduzido à liderança do MDB no Senado    
Próximo artigoAnderson Sousa quer mais autonomia para municípios e divisão igualitária de recursos