Amazonas Energia flagra “gato” em clínica médica no Alvorada

A ligação foi interditada pela companhia e atuada em multa

Manaus (AM) – A Amazonas Energia identificou nesta quinta-feira (29/09), uma clínica médica no bairro da Alvorada, zona Centro-Oeste de Manaus, onde constatou-se desvio de energia elétrica. De acordo com a companhia, a rede elétrica do imóvel estava ligado diretamente no sistema da distribuidora por um Transformador Trifásico de 150 KVA, causando prejuízo estimado em R$ 55.7942,69.

 

Durante a abordagem, foram realizados os procedimentos de Inspeção Técnica, com a identificação da irregularidade que foi encontrada no local: desvio de três fases ligadas direta e sem medidor, após a constatação, por se tratar de um serviço essencial à população, o estabelecimento teve o fornecimento de energia regularizado de forma imediata com a instalação de um medidor trifásico, pela equipe da Amazonas Energia.

 

A empresa ressalta que a prática de ligações clandestinas, desvios e fraude na medição sobrecarrega os circuitos, afetando o serviço de distribuição para as pessoas que pagam suas contas corretamente, além de ocasionar curtos-circuitos que colocam em risco a vida dos amazonenses.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) considera nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades/fraudes, ou seja, quanto maior a perda em uma região, maior o impacto na tarifa do cliente, e com isso o bom cliente paga pelo furto de quem desvia ou frauda o consumo. As ligações clandestinas no Amazonas são feitas de forma pulverizada, em residências, condomínios, indústria e comércios.

 

O efetivo combate ao furto de energia somente é possível com o envolvimento de toda a sociedade, inclusive dos governos estaduais e municipais. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime, nos termos do código penal brasileiro, artigos 155 e 171, além de ser passível de penalidades administrativas, pois ninguém está isento de cumprir a Lei.

 

Denuncie pelo telefone e WhatsApp 0800 701 3001, pelo site amazonasenergia.com ou através do nosso App.

 

Com informações da assessoria de imprensa 

 

 

Artigo anteriorModelo amazonense acusa jogadores de Botafogo-SP de estupro
Próximo artigoAmazonino tem recepção histórica de moradores de Educandos, em Manaus, dois dias antes da eleição