Vereadores cassados por fraude de gênero em Eirunepé recorrem à Justiça  

Ray Publicidade, Drº Maylson, Jojó Coelho, Cipriano e Aragão alegam divergências nas decisões da Justiça Eleitoral ─ FOTO: Reprodução    

 

Manaus (AM) ─ Duas petições apresentadas nesta semana à Justiça Eleitoral reacenderam a discussão sobre o cumprimento do acórdão unânime que cassou os mandatos dos vereadores Ray José Gonçalves, Drº Maylson Vieira de Araújo, e Jocivande Jose Coelho, ambos do PSB, e Francisco Juares de Aragão e Cipriano Fagner Marinho, do Agir, em Eirunepé por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024.

O acórdão, proferido pelo pleno do TRE-AM no dia 7 de outubro, determinou a nulidade dos votos das legendas, a cassação dos diplomas e o cumprimento imediato da decisão.

No entanto, após divergências no juízo de primeira instância e uma posterior decisão monocrática do relator suspendendo a execução, o processo entrou em um impasse.

As petições apresentadas agora solicitam:

√ a revogação da decisão monocrática que suspendeu a execução;

√ a retomada imediata dos atos determinados pelo acórdão, incluindo o afastamento dos vereadores e a retotalização dos votos;

√ a inclusão urgente dos Embargos de Declaração na pauta de julgamento do dia 24 de novembro.

A movimentação ocorre em meio à proximidade do limite de um ano para conclusão do processo, conforme estabelece o artigo 97-A da Lei das Eleições. Caso o prazo seja extrapolado, o processo pode perder efetividade, criando insegurança jurídica e dificultando a aplicação da decisão colegiada.

O Ministério Público Eleitoral já se manifestou pela rejeição dos embargos e pela execução imediata do acórdão.

A expectativa agora recai sobre a presidência do TRE-AM, que deve analisar os pedidos e decidir sobre o restabelecimento da eficácia da decisão plenária para dar continuidade ao processo eleitoral em Eirunepé.

Da Redação, com informações da assessoria de imprensa

Artigo anterior“Cocaína negra” apreendida em mansão em Manaus ganha repercussão nacional    
Próximo artigoPANE GLOBAL | Instabilidade no CloudFlare derruba gigantes da Internet