
Manaus (AM) ─ Em um marco inédito para a administração municipal e um alívio financeiro para a categoria, o prefeito David Almeida (Avante) assinou, nesta sexta-feira (14/11), a maior publicação da história do Diário Oficial do Município (DOM), beneficiando diretamente os trabalhadores da educação em Manaus.
Serão 29.836 atos publicados, garantindo progressões por titularidade e tempo de serviço para 9.878 servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Os atos foram assinados junto com os secretários de Educação, professor Júnior Mar, da Casa Civil, Marcos Rotta, e das equipes das secretarias municipais de Educação (Semed), de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef) e de Administração e Gestão (Semad).
A medida é o resultado de uma força-tarefa técnica de cinco meses e representa a valorização profissional e o respeito aos direitos esperados há anos pelos servidores da educação.
Destaques da conquista para os trabalhadores:
√ Progressões salariais: Quase 10 mil profissionais terão suas carreiras avançadas com as progressões por tempo de serviço e titularidade, refletindo diretamente no salário.
√ Pagamento de retroativos: O prefeito garantiu o pagamento dos valores retroativos relativos a 11 meses de progressão ainda no salário de dezembro, o que injetará um montante significativo na economia dos servidores antes do final do ano.
√ Abastecimento do FUNDEB: O pagamento do abono do Fundeb está assegurado para o início de janeiro, cujos valores serão divulgados em breve.
√ Aposentadoria assegurada: Com as progressões, quase 1.050 servidores já poderão solicitar a aposentadoria, e outros 850 passarão a estar aptos a se aposentar de forma justa e merecida.
√ Data-Base garantida: O prefeito reforçou o planejamento financeiro responsável, assegurando que a data-base de 2026 está garantida.
─ Serão publicados 29.836 atos, a maior publicação do Diário Oficial do Município na história. Este avanço vai beneficiar 9.878 servidores da educação. Com estas progressões, quase 1.050 servidores já poderão solicitar a aposentadoria, porque avançam em suas carreiras. E mais 850 servidores também passam a estar aptos a se aposentar, de forma justa e merecida. É a Prefeitura de Manaus avançando para que os servidores sejam bem remunerados -, afirmou o prefeito David Almeida.
O chefe do Executivo municipal também anunciou duas medidas aguardadas pela categoria: pagamento dos retroativos ainda no salário de dezembro, beneficiando quase 10 mil profissionais; pagamento do abono do Fundeb no início de janeiro, cujos valores serão divulgados no próximo vídeo.
David também reforçou a importância do planejamento responsável. “Outra boa notícia é que a data-base de 2026 está assegurada e garantida”, completou.
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, classificou a data como um “dia histórico” e afirmou que a ação garante que os servidores recebam um salário com o retroativo dos 11 meses já no dia 19 de dezembro. A Prefeitura de Manaus reforça que o ato é um avanço na gestão responsável e no reconhecimento de quem atua na educação da cidade.
Da Redação, com informações da assessoria de imprensa







