A partir da segunda quinzena deste mês de março obras públicas executadas em Manaus e municípios da Região Metropolitana passam a ser fiscalizadas pelo Laboratório Móvel do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), dentro de uma iniciativa inédita no Estado.
Adaptado em um caminhão, o laboratório vai realizar, por exemplo, coletas de amostra de solo e pavimentação para o processo de inspeção e análise da qualidade asfáltica de obras e seguirão um cronograma com locais pré-selecionados e com contratos vigentes.
Os dados coletados nas inspeções serão levados para uma análise complementar na sede do TCE-AM. Os materiais obtidos servirão para compor os laudos técnicos referentes às obras públicas, auxiliando na análise das contas dos gestores de órgãos jurisdicionados, possibilitando inclusive a execução de sanções aos gestores no caso de irregularidades identificadas e não sanadas.
De acordo com o diretor de controle externo de obras públicas (Dicop/TCE-AM), Ronaldo Lima, a fase de testes contou com mais de 30 ensaios realizados no laboratório fixo localizado na sede do TCE-AM. Segundo ele, nesta terça-feira (8), o laboratório móvel finalizou a etapa de testagens com oito ensaios realizados em uma obra de via pública na zona Leste de Manaus.
Presente na conclusão da etapa de testagens, o auditor técnico de controle externo Rogério Perdiz comparou as análises feitas pelo laboratório móvel com um exame médico.
Parcerias com universidades ─ A utilização e versatilidade do Laboratório Móvel tem chamado atenção da academia amazonense. Conforme o diretor de controle externo de obras públicas (Dicop/TCE-AM), Ronaldo Lima, algumas universidades, em especial cursos de engenharia, já demonstraram interesse em formar parcerias para potencializar as análises realizadas pela ferramenta.