PF e ICMBio combatem garimpo ilegal de ouro em área de proteção ambiental no Amazonas e Pará

Operação Ajuri ainda contou com a Polícia Militar do Estado do Pará ─ FOTO: Divulgação/PF  

 

 

Manaus (AM) ─ A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado Ambiental, composta por equipes da Polícia Federal, ICMBio e Polícia Militar do Estado Pará, deflagrou no período de 03/12 a 22/12, a Operação Ajuri, com o objetivo de combater o garimpo ilegal de ouro na Estação Ecológica Alto Maués e na Floresta Nacional (Flona) de Urupadi, localizadas no município de Maués.

 

A mesma ação também foi realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Tapajós, no município de Itaituba, no Pará.

 

Constatou-se que as regiões constantemente são alvos de diversos garimpos ilegais, condição que gera grave impacto ambiental, como a poluição dos corpos hídricos e para o desmatamento das áreas exploradas, além do transtorno social, sobretudo para as comunidades ribeirinhas, em virtude da contaminação da fauna e dos rios utilizados para subsistência.

 

Foram desmobilizados acampamentos utilizados para garimpo ilegal, com a total destruição de balsas de madeira e motosserras, apreensão de materiais eletrônicos, motores, veículos (moto), armamentos, munições, balanças de precisão, máquinas de cartão, rádios e ouro.

 

O balanço final da operação com o quantitativo exato de itens apreendidos, será apresentado pelo ICMBio nos próximos dias.

 

Da Redação com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorExército desmente ataque criminoso para resgate de drogas na fronteira colombiana
Próximo artigoLee Sun-kyun, ator do filme coreano “Parasita”, morre aos 48 anos