Manaus (AM) ─ As obras de construção do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Distrito de Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré, no quilômetro 180 da Transamazônica, uma das promessas de campanha do governador Wilson Lima (UB), foram literalmente abandonadas no início deste ano após a reeleição do chefe do Executivo estadual.
A denúncia foi feita nesta quarta-feira (05/04) pelo vereador de Manicoré, José do Carmo (PTB), que visitou o local no início desta semana e ouviu queixas de moradores da comunidade. Ele registrou o total abandono das obras da unidade de saúde com vídeos e fotografias, e vai levar o caso às autoridades estaduais nos próximos dias.
─ O prédio esta entregue ao Deus-dará. E o povo precisando de atendimento médico -, relatou o vereador em entrevista ao portal amazonas365. Segundo ele, desde final de janeiro, a empresa RD Alimentos, Materiais Médicos e Serviços Hospitalares foi contratada pelo governo do Estado para conclusão da obra do SPA de Santo Antônio do Matupi.
O Contrato nº 016/22 foi firmado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) no valor de R$ 632.770,92. A obra teve início no dia 20 de junho de 2022 e tinha como previsão de entrega o dia 30 de setembro, ou seja, em plena campanha eleitoral. “Mas a promessa feita pelo governador (Wilson Lima) foi abandonada e os moradores do Matupi enganados”, afirmou José do Carmo.
Segundo o vereador, hoje a situação do prédio é de total abandono, e o único vigia que cuidava da segurança do prédio foi demitido pela construtora. Do lado de fora, o local esta sendo invadido pelo mato. A pintura começa a se desmanchar. A fachada, como letras e o totem, começaram a ceder e o prédio não tem energia elétrica.
Nas dependências do prédio, a estrutura do forro, luminárias, pias e vidros estão comprometidas. “Se continuar assim, logo votaremos a estaca zero. O governador por vídeo, através de seus assessores, disse que não demoraria pra inaugurar o SPA. Mas, infelizmente, parece ter sido apenas mais uma promessa de campanha”, disse o vereador.
Veja fotos do local:
Da Redação