Defensoria promove seminário de enfrentamento à violência contra a mulher

Evento propõe debater sobre efetividade da política de proteção à mulher 

 

Manaus (AM) ─ Nos dias 23 e 24 deste mês, em alusão ao mês da mulher, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), promove o 1º Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O evento será realizado das 8h às 12h, na sede da instituição, na avenida André Araújo, Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus.

 

De acordo com as defensoras públicas Stéfanie Sobral e Caroline Braz, que coordenam o Núcleo, o seminário visa promover uma discussão acerca da violência baseada no gênero e o papel do Estado e da sociedade civil organizada no enfrentamento da violência doméstica, além de debater sobre os principais desafios para efetivação do trabalho em rede para proteção das mulheres.

 

Com o tema “Provocações à efetividade da política de proteção à mulher no contexto amazônico”, o evento será aberto ao público e realizado em formato híbrido.

 

Para a modalidade presencial, as inscrições devem ser feitas no link https://forms.gle/WGv2mHbeYotMwgbZ8  e serão disponibilizadas 150 vagas. Já para a modalidade on-line, as inscrições devem ser feitas pelo link https://forms.gle/9A4T4eiNboSk2giF9 , onde serão disponibilizadas 50 vagas.

 

“A participação de toda a sociedade na defesa de mulheres é muito importante, pois essa luta não é só das mulheres, mas de todos que pensam e querem um mundo de igualdade e de respeito. Já avançamos um pouco e precisamos avançar cada dia mais”, afirmou a defensora Caroline Braz.

 

Programação ─ O seminário vai contar com palestrantes renomados como a professora Alice Bianchini, que é doutora em Direito Penal, especialista em violência de gênero e vice-presidente da Comissão da Mulher; e o professor Daniel Fauth Martins, que é doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisador nas áreas de violência, poder, feminismo, gênero e outros.

 

A atividade vai contar ainda com uma mesa redonda composta por mulheres da sociedade civil, a fim de debater sobre “O que temos feito para enfrentar a violência baseada no gênero nos grupos vulneráveis?”.

 

 

1 º Dia – Data: 23/3

  • 8h – Credenciamento
  • 8h30 – Abertura com composição da mesa
  • 8h45 – Mesa de abertura – apresentação (defensoras do NUDEM)
  • 9h – Palestra Magna – Tema: A efetividade da legislação de proteção às mulheres e sua articulação com as políticas públicas sob a perspectiva do acesso à justiça e garantia dos direitos humanos. (Professora Alice Bianchini)
  • 10h – Debate
  • 11h – coffee break

 

2 º Dia – Data: 24/3

  • 8h00 – Abertura com composição da mesa
  • 8h15 – Palestra Tema: Violências e masculinidades: possibilidades de intervenção com autores de violência como meio para o enfrentamento à violência baseado no gênero (Professor Daniel Fauth W. Martins)
  • 9h15 – Debate
  • 9h45 – Composição da mesa pela sociedade civil
  • 10h – Tema: O que temos feito para enfrentar a violência baseada no gênero nos grupos vulneráveis?
  • 11h – debate
  • 11h30 – coffee break

 

 

Com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorConsumidores vão pagar R$ 29,6 bilhões nas contas de luz em 2023
Próximo artigoSenador Omar reúne com prefeitos e diz que pontes da BR-319 serão reconstruídas