Pesquisa mostra favoritismo de Amom Mandel para a prefeitura de Manaus

Amom Mandel assume a liderança com 32,4% contra 28,1% de David Almeida ─ FOTO: Divulgação 

 

Manaus (AM) ─ O Instituto Pontual Pesquisas divulgou nesta sexta-feira (1º/03) pesquisa em que o pré-candidato e deputado federal Amom Mandel (Cidadania) subiu para a liderança na disputa pela prefeitura de Manaus com 32,4% das intenções de votos. O parlamentar lançou a pré-candidatura no último dia 23 de fevereiro, com apoio do PSDB.

 

O prefeito David Almeida (Avante), pré-candidato à reeleição, aparece em segundo lugar com 28,1%. Na terceira posição, empatados tecnicamente, vem o deputado federal Alberto Neto (PL) com 8,7%, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB) com 7,1%, Zé Ricardo (PT) com 6,9%.

 

A empresária Maria do Carmo Seffair (Novo) tem 1,3% e o ex-candidato ao governo do Estado nas eleições de 2022, Israel Tuyuka (PDT), na última posição com 0,6%. Branco e nulo somam 8,4% e os indecisos são 6,5%.

 

Na última pesquisa nacional, realizada pelo Instituto Paraná Pesquisa, em novembro do ano passado, David Almeida tinha 38,5% das intenções de voto contra 23,3% de Amom Mandel e 11,9% de Coronel Menezes (PL), que nessa pesquisa do Instituto Pontual foi substituído pelo nome do Coronel Alberto Neto.

 

David Almeida lidera em rejeição. Se as eleições fossem hoje, 20% dos eleitores dizem que não votariam de jeito nenhum no atual prefeito. Zé Ricardo vem em seguida com 16% de rejeição, Israel Tuyuka (10,3%), Amom Mandel (7,5%), Alberto neto (6,4%), Roberto Cidade (5,7%) e Maria do Carmo com 5,5% de rejeição.

 

Segundo Turno ─ Nos cenários de segundo turno, Amom vence todos os possíveis adversários. Numa disputa direta com o atual prefeito, Amom teria o voto de 44,5% dos eleitores, enquanto David Almeida teria 38,3%. Branco e nulos somariam 12,5% e indecisos 4,7%.

 

A pesquisa foi realizada no período de 22 a 25 de fevereiro, ouviu 1.260 eleitores de todas as zonas de Manaus e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) AM-09483/2024.

 

O crescimento de Amom pode ser atribuído ao lançamento da sua pré-candidatura e a queda do prefeito David Almeida se deve, entre outros fatores, ao caso recente no qual o chefe do Executivo municipal viajou para o Caribe em um jatinho particular pago por um fornecedor da Prefeitura de Manaus.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Artigo anteriorCâmara aprova PL de Eduardo Braga que cria a Tarifa Social de Água e Esgoto para famílias de baixa renda
Próximo artigoO Brasil mais justo e seguro que desejo para Siena e Aurora